ATIVIDADE 5

 

PRAZO DE ENTREGA  ATÉ 27/11/2011

POSTAR DIRETAMENTE NO FÓRUM. ( COLOCAR O NOME E O Nº)

ESCOLHA UM TEMA DA SUA PREFERÊNCIA

TEMA 1 -LIXO E POLUIÇÃO: O QUE SE PODE FAZER ?

1- Busque informações sobre a quantidade anual de lixo produzida no estado de São Paulo e sobre o local em que esse lixo é depositado ou incinerado. Procure conhecer a diferença entre aterro sanitário e lixão. Faça uma estimativa da porcentagem de materiais plásticos nesse lixo. Faça proposta concretas para  diminuir o volume de lixo.

2- Procure informações sobre os custos e benefícios da  incineração e da deposição do lixo em aterros sanitários. Procure saber também quais problemas causados por lixões. (assista o vídeo Ilha das Flores -na página inicial ).

3- Discuta as vantagens da instalação de biodigestores em aterros sanitários.

TEMA 2- POLUIÇÃO DO RIO TIÊTE : ANALISANDO A SITUAÇÃO ATUAL E PROPONDO SOLUÇÕES

1- Pesquise sobre as fontes de poluição do Rio Tietê, em vários municípios por onde passa, e discuta propostas de melhoria da qualidade da água, como o aumento da calha, a floculação, a fiscalização de despejo de esgotos clandestinos e de estações de tratamento de esgoto etc.

2- Discuta a viabilidade da implantação das propostas citadas em seu município. Como a comunidade poderia participar ?

 

 

Tópico: ATIVIDADE 5

Atividade 5

Giovanni das Neves Escarabote n16 3°D | 27-11-2011

Hoje em dia, 10% do lixo produzido no Brasil vem de São Paulo, que gera em torno de 6.205 milhões de toneladas por ano, em média, uma familia composta por quatro pessoas tem o gasto diario de 3,58kg sendo composto por, papel+papelão: 29,6%, tetrapak: 5,58%, vidro: 4,46%, latas de alumínio: 1,67%, latas de metal ferroso: 5,02%, isopor: 3,35%, plástico mole: 6,7%, plástico duro + PET: 41,05%.
o lixo de São Paulo é descartado em Calcula-se que apenas metade do lixo produzido diariamente no país é coletada. Desta metade, só uma pequena parcela vai para os locais adequados (aterros sanitários, incineradores, usinas de reciclagem e compostagem). Uma outra parte é jogada em rios que abastecem regiões inteiras, ou levada para lixões clandestinos a céu aberto.Infelizmente apenas uma pequena parte do lixo produzido na cidade recebe o tratamento adequado.
As pessoas poderiam se concientizar mais sobre a importancia da reciclagem, e a prefeitura deveria fiscalizar com mais rigor se o lixo está sendo depositado em local adequado, materiais inorganicos deveriam ser rigorosamente separados dos organicos e tudo o que possivel deveria ser reutilizado ou reciclado, todas as empresas deveriam produzir na medida do possivel produtos com embalagens biodegraveis, assim, seria reduzido o lixo e aumentaria a renda do país.
A incineração de lixos teria um alto custo para o pais, porem uma das vantagens seriam o aproveitamento desse lixo para produzir energia. Lixões a céu aberto são um problema muito grave para a população, tanto pelo mal cheiro, quanto pela ploriferação de doenças ou pela poluição do ambiete que esse tipo de descartamento de lixo pode acarretar. Também seia muito interessante o uso dos biodigestores, pois reaproveitariam os detritos do lixo, que seriam reutiliados na produção de adubo ou gás.

Ler mais: https://solimeofazquimica.webnode.com.br/serie-3e/atividade-5/

Atividade 5

natalicio jose de lima nascimento n:34 serie 3D | 28-11-2011

Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo -- industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear etc. -- gerado pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradora de lixo quanto mais rica e consumista. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupõe mudanças no comportamento social.

A concentração demográfica nas grandes cidades e o grande aumento do consumo de bens geram uma enorme quantidade de resíduos de todo tipo, procedentes tanto das residências como das atividades públicas e dos processos industriais. Todos esses materiais recebem a denominação de lixo, e sua eliminação e possível reaproveitamento são um desafio ainda a ser vencido pelas sociedades modernas.

De acordo com sua origem, há quatro tipos de lixo: residencial, comercial, público e de fontes especiais. Entre os últimos se incluem, por exemplo, o lixo industrial, o hospitalar e o radioativo, que exigem cuidados especiais em seu acondicionamento, manipulação e disposição final. Juntos, os tipos doméstico e comercial constituem o chamado lixo domiciliar que, com o lixo público -- resíduos da limpeza de ruas e praças, entulho de obras etc. -- representam a maior parte dos resíduos sólidos produzidos nas cidades


incineração de lixos teria um alto custo para o pais, porem uma das vantagens seriam o aproveitamento desse lixo para produzir energia. Lixões a céu aberto são um problema muito grave para a população, tanto pelo mal cheiro, quanto pela ploriferação de doenças ou pela poluição do ambiete que esse tipo de descartamento de lixo pode acarretar. Também seia muito interessante o uso dos biodigestores, pois reaproveitariam os detritos do lixo, que seriam reutiliados na produção de adubo ou gás.


as pesooas deviao ter mais consiençia e jogar o lixo no lugar adequado.. assim o planeta e nosso pais.. nao ficaria. tao . sujo

Atividade 5

Augusto Pires Domingues n°02 | 26-11-2011

Tema 1.

1. De acordo com a reportagem do site www. g1.com São Paulo é a cidade que mais produz lixo do território nacional 55.742 toneladas atuais em dados de 2009. Esse lixo na sua grande são depositados em terrenos grandes e afastados dos centros urbanos ao céu aberto e sem nenhum tratamento.
A diferença entre Lixão e Aterro Sanitário é que o lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo, não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos. Já o aterro sanitário é um terreno impermeabilizado com argila para receber o lixo.
O plástico corresponde a 23% do peso total dos resíduos encaminhados para os aterros sanitários.
Na minha opinião para se diminuir a quantidade do lixo e ajudar o meio ambiente é a reciclagem, começando pelas casas ,escolas e se estendendo as grandes industrias.

2. O Aterro Sanitário é um equipamento projetado para receber e tratar o lixo produzido pelos habitantes de uma cidade, com base em estudos de engenharia, para reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente. Atualmente é uma das técnicas mais seguras e de mais baixo custo. Já a incineração é muito criticada pelos altos custos operacionais e sua eficácia no tratamento dos gases resultantes da queima, apesar da sua utilização nos principais países da Europa, inclusive como fonte alternativa de recuperação de calor e produção de energia.
Problemas causados pelos os lixões, os resíduos assim lançados a céu aberto acarretam problemas de saúde pública, como proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas e ratos, etc.), geração de maus odores e principalmente, a poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas através do chorume (líquido de cor preta, mau cheiroso e de elevado potencial poluidor produzido pela decomposição da matéria orgânica contida no lixo),comprometendo os recursos hídricos. Em termos ambientais, os lixões agravam a poluição do ar, do solo e das águas e ainda provocam poluição visual.
A biodigestão é um processo de fermentação anaeróbia da matéria orgânica, produzindo biogás e biofertilizantes. Este processo consiste na transformação de compostos orgânicos
complexos em metano e dióxido de carbono através da ação de micro organismos. O biogás gerado na fermentação do lixo é utilizado na geração de eletricidade e calor.

Sites pesquisados:
https://sbrtv1.ibict.br
www.institutogea.org.br
www.conder.ba.gov.br
www.cennedcursos.com.br

Tema 2.
As principais fontes de poluição do rio tietê são os esgotos domésticos e os resíduos tóxicos lançados pelas industrias.
O governo do estado de São Paulo está investindo no aumento da calha do rio Tietê que é o aprofundamento, desassoreamento e limpeza, no sentido de controlar suas inundações.
De acordo com o site da sabesp a floculação tem o objetivo de transformar as impurezas que se concentram em suspensão (partículas finas, bactérias, etc), materiais colidais (cor, ferro, manganês oxidado, etc) e alguns materiais dissolvidos em partículas gelatinosas (flocos). No processo de coagulação, é utilizado o coagulante químico sulfato de alumínio, que, após determinação em laboratório da dosagem ótima, é adicionada à água bruta em zona de grande turbulência. Após essa mistura, a água escoa para o floculador (zona de mistura lenta) para uma boa constituição e agregação das impurezas.
Não há uma fiscalização adequada para combater o despejo de resíduos clandestinos o que existe são só projetos de limpezas.

2. Um dos projetos que a comunidade deve e pode participar e na diminuição dos lixões com a reciclagem, o município de São Paulo implantou a coleta seletiva,o que falta é a conscientização da população.
Porque além de ajudar o meio ambiente, ainda gera postos de trabalho com as cooperativas de catadores de papel e alumínio .

Re:Atividade 5 tema 1 e tema 2

Camila Felix N* 08 | 27-11-2011

1-) São Paulo é a cidade que mais produz lixo do território nacional 55.742 toneladas atuais em dados de 2009 .Esse lixo na sua grande são depositados em terrenos grandes e afastados dos centros urbanos ao céu aberto e sem nenhum tratamento.
A Diferenca entre lixao Aterro Sanitário: é lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo, não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos e o O Aterro Sanitário é um equipamento projetado para receber e tratar o lixo produzido pelos habitantes de uma cidade, com base em estudos de engenharia, para reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente.O plástico corresponde a 23% do peso total dos resíduos encaminhados para os aterros sanitários.hoje em dia esta dificil proposta para diminuacao de lixo , porque a maioria iria poluir o ar , alem do muitos ja combater fazendo reciclagem , mais uma ideia que muitos pensaram é queimar o lixo nao reciclável , mais com isso diminuiria o lixo , mais traria muito problemas com a poluicao no ar .
2-) ------ Náo sei ------

3-) A biodigestão é um processo de fermentação anaeróbia da matéria orgânica, produzindo biogás e biofertilizantes. Este processo consiste na transformação de compostos orgânicos
complexos em metano e dióxido de carbono através da ação de micro organismos. O biogás gerado na fermentação do lixo é utilizado na geração de eletricidade e calor.

Tema 2.

1-)As principais fontes de poluição do rio tietê são os esgotos domésticos e os resíduos tóxicos lançados pelas industrias, O governo do estado de São Paulo está investindo no aumento da calha do rio Tietê que é o aprofundamento, desassoreamento e limpeza, no sentido de controlar suas inundações,De acordo com o site da sabesp a floculação tem o objetivo de transformar as impurezas que se concentram em suspensão (partículas finas, bactérias, etc), materiais colidais (cor, ferro, manganês oxidado, etc) e alguns materiais dissolvidos em partículas gelatinosas (flocos).Não há uma fiscalização adequada para combater o despejo de resíduos clandestinos o que existe são só projetos de limpezas,

2-)Um dos projetos que a comunidade deve e pode participar e na diminuição dos lixões com a reciclagem, o município de São Paulo implantou a coleta seletiva,o que falta é a conscientização da população.
Porque além de ajudar o meio ambiente, ainda gera postos de trabalho com as cooperativas de catadores de papel e alumínio.