o rio tiete pode ser considerado um dos mais lindos, em sua nascente que começa na cidade de Salesópolis na serra do mar, nessa nascente dá para ver um rio tiete limpinho que nunca foi poluído pelos moradores dessa cidade que procuram conservar cada beleza natural da sua cidade, uma cidade que deve ser visitada por quem já passou perto do rio tiete que também cruza aquela cidade grande de São Paulo, só que esse rio limpo na sua nascente está completamente poluído quando passa pela cidade que tem uma população imensa de pessoas que contribuíram para a poluição desse rio tiete.
O único e maior problema desse rio é quando pessoas passam por perto e não agüenta mais aquele cheiro insuportável, aquela parte nem pode ser chamado mais de rio porque vários esgotos vão parar diretamente nesse rio que está horrível numa cidade que tem uma população muito grande de pessoas convivendo com um cheiro insuportável desse rio. Na cidade onde se nasce o rio tiete dá até para pescar peixes que não são vistos de forma alguma no rio tiete de São Paulo, não são vistos por causa da poluição excessiva desse rio que não deveria ter passado por um dos maiores estados brasileiros.
ATIVIDADE 5
PRAZO DE ENTREGA ATÉ 27/11/2011
POSTAR DIRETAMENTE NO FÓRUM. ( COLOCAR O NOME E O Nº)
ESCOLHA UM TEMA DA SUA PREFERÊNCIA
TEMA 1 -LIXO E POLUIÇÃO: O QUE SE PODE FAZER ?
1- Busque informações sobre a quantidade anual de lixo produzida no estado de São Paulo e sobre o local em que esse lixo é depositado ou incinerado. Procure conhecer a diferença entre aterro sanitário e lixão. Faça uma estimativa da porcentagem de materiais plásticos nesse lixo. Faça proposta concretas para diminuir o volume de lixo.
2- Procure informações sobre os custos e benefícios da incineração e da deposição do lixo em aterros sanitários. Procure saber também quais problemas causados por lixões. (assista o vídeo Ilha das Flores -na página inicial ).
3- Discuta as vantagens da instalação de biodigestores em aterros sanitários.
TEMA 2- POLUIÇÃO DO RIO TIÊTE : ANALISANDO A SITUAÇÃO ATUAL E PROPONDO SOLUÇÕES
1- Pesquise sobre as fontes de poluição do Rio Tietê, em vários municípios por onde passa, e discuta propostas de melhoria da qualidade da água, como o aumento da calha, a floculação, a fiscalização de despejo de esgotos clandestinos e de estações de tratamento de esgoto etc.
2- Discuta a viabilidade da implantação das propostas citadas em seu município. Como a comunidade poderia participar ?
Tópico: ATIVIDADE 5
Poluiçaõ do Rio Tiete
Talita Gomes n:34 | 30-11-2011
Lixo e Poluiçao
Juliana dos santos silva | 28-11-2011
Lixo, estamos enchendo o mundo de lixo e até o espaço. É lixo em todo lugar, poluindo os rios, terrenos baldios, lagoas, matas e já estão jogando no espaço.
Se não forem tomadas medidas urgentes para reduzir nem que seja lentamente a produção do lixo e a poluição atmosférica, a tendência é chegar a um ponto em que vai ficar incontrolável e aí será tarde demais.
Rios que a 20 anos éram locais de lazer e pesca, hoje estão agonizando de tanta poluição e lixo. Os peixes, que peixes, já se mandaram todos. Dizem os especialistas, precisamos de milhões para trazer a vida novamente a este rio e lá se vão os milhões e nada do rio voltar a ter vida.
Os habitantes de Roma , a primeira metrópole européia já enfrentava problemas com seu lixo e esgotos. Tudo que era possível e impossível eram lançados nos rios e mares. Os primeiros núcleos urbanos que sempre ficavam próximos de águas e em regiões planas para plantio, locais onde a natureza poderia beneficiar ao homem e propícia ao consumo de matérias-primas e as alterações realizadas pelo homem. Com isso, houve a produção de lixo, mas naquele tempo a natureza dava conta de tal poluição.
Na Idade Média o número de pessoas em regiões urbanizadas aumentou consideravelmente, com isso, as cidades ficaram estagnadas não havia esgoto, o lixo se acumulava em ruas estreitas, isso era um ambiente propício para a proliferação de ratos e a manifestação de doenças e epidemias. A mais grave foi a Peste Negra, que entre 1347 e 1351 causou 25 milhões de mortes cerca de um terço da população européia. Com o descobrimento e conquista do novo mundo, iniciou-se à destruição pelos colonizadores que tinham como objetivo a extração desenfreada de minerais e madeiras nobres.
TEMA 1 -LIXO E POLUIÇÃO: O QUE SE PODE FAZER ?
Amanda Kaliny n: 04/ Erica Damasio n: 12 | 28-11-2011
10% do lixo produzido por dia no Brasil é gerado na capital paulistana, o equivalente a 6,2 milhões de toneladas anuais de resíduos .Os aterros sanitários são locais preparados para receber todo esse lixo, sem prejudicar o meio ambiente.Mas nem todo esse lixo vai pra lá, pois existem também os famosos lixões , que são locais desapropriados que não possuem suporte para receber esse lixo.
o aterro controlado é uma fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Normalmente é uma célula adjacente ao lixão que foi remediado, ou seja, que recebeu cobertura de argila, e grama (idealmente selado com manta impermeável para proteger a pilha da água de chuva) e captação de chorume e gás. Esta célula adjacente é preparada para receber resíduos com uma impermeabilização com manta e tem uma operação que procura dar conta dos impactos negativos tais como a cobertura diária da pilha de lixo com terra ou outro material disponível como forração ou saibro. Tem também recirculação do chorume que é coletado e levado para cima da pilha de lixo, diminuindo a sua absorção pela terra ou eventuamente outro tipo de tratamento para o chorume como uma estação de tratamento para este efluente.
Já o lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos - o chorume (líquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substancias contaminantes para o solo e para o lençol freático. Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as conseqüências ambientais e sociais negativas.
Para um bon melhoramento para acabar , acho que cada um deveria fazer a sua perte de parar de jogar lixo no chão. se tá na rua guardar na bolsa para ajudar o meio ambiente.