ATIVIDADE 4

Prazo de entrega até 27/11/2011.  ( INDIVIDUAL OU EM DUPLA) 

POSTAR DIRETAMENTE  NO FÓRUM, NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR OS NOMES E O Nº DA CHAMADA. ( VALENDO 10 PONTOS)

 

4- Apresente alguns dos processos que fazem parte do tratamento terciário do esgoto, de acordo com as pesquisas feitas por você e seus colegas.

ASSISTA  O VÍDEO : TRATAMENTO DE ESGOTO -SABESP

 

Tópico: ATIVIDADE 4

xxxx

ssss | 10-02-2012

mmmammammmmma

Re:xxxx

ccccc | 10-02-2012

bbbbbbbbbbbbb

TRATAMENTO DE ESGOTO -SABESP

Gabriele Rocha Benevides n20 | 27-11-2011

1- Tratamento Preliminar,do esgoto tem a finalidade de remover materiais sólidos e grosseiros, área e materiais sólidos grosseiros que se encontram em sua superfície com a utilização de uma grade e de uma caixa que retém a área.

2- Sua finalidade é a remoção de sólidos de menores dimensões do que os retirados no tratamento preliminar, presentes na água. São utilizadas tanques de decantação, nos quais partes desses sólidos se deposita no funda dos tanques ( lodo primário ) é o líquido é decantado, seguindo o tratamento.

3- Tem a função de remover, por meio de transformações químicas a matéria orgânica em suspensão na água que não foi removida nos tratamentos anteriores. Essas transformações necessitam da presença de microrganismos para acontecer.

4- Tem por objetivo a remoção de poluentes específicos e, principalmente, de substancias que contem nitrogênio e fosforo

Tratamento de Esgoto

Gisele Lopes Nº 21 | 27-11-2011

Etapas do Tratamento de Esgoto:

1-Tratamento Preliminar - remoção de grandes sólidos e areia para proteger as demais unidades de tratamento, os dispositivos de transporte (bombas e tubulações) e os corpos receptores. A remoção da areia previne, ainda, a ocorrência de abrasão nos equipamentos e tubulações e facilita o transporte
dos líquidos. É feita com o uso de grades que impedem a passagem de trapos,
papéis, pedaços de madeira, etc; caixas de areia, para retenção deste material; e tanques de flutuação para retirada de óleos e graxas em casos de esgoto industrial com alto teor destas substâncias.

2-Tratamento Primário - os esgotos ainda contém sólidos em suspensão não grosseiros cuja remoção pode ser feita em unidades de sedimentação, reduzindo a matéria orgânica contida no efluente. Os sólidos sedimentáveis e flutuantes são retirados através de mecanismos físicos. Os esgotos fluem vagarosamente, permitindo que os sólidos em suspensão de maior densidade sedimentem gradualmente no fundo, formando o lodo primário bruto. Os materiais flutuantes como graxas e óleos, de menor densidade, são removidos na superfície. A eliminação média do DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) é de 30%.

3-Tratamento Secundário - processa, principalmente, a remoção de sólidos e de matéria orgânica não sedimentável e, eventualmente, nutrientes como nitrogênio e fósforo. Após as fases primária e secundária a eliminação de DBO deve alcançar 90%. É a etapa de remoção biológica dos poluentes e sua
eficiência permite produzir um efluente em conformidade com o padrão de lançamento previsto na legislação ambiental.Basicamente, são reproduzidos os fenômenos naturais de estabilização da matéria orgânica que ocorrem no 6
corpo receptor, sendo que a diferença está na maior velocidade do processo, na necessidade de utilização de uma área menor e na evolução do tratamento em condições controladas.

Ainda no tratamento existe outros processos como:

Tratamento Terciário - remoção de poluentes tóxicos ou não biodegradáveis ou eliminação adicional de poluentes não degradados na fase secundária.

Etapa de Desinfecção - grande parte dos microorganismos patogênicos foi eliminada nas etapas anteriores, mas não a sua totalidade. A desinfecção total pode ser feita pelo processo natural - lagoa de maturação, por exemplo - ou artificial - via cloração, ozonização ou radiação ultravioleta. A lagoa de maturação demanda grandes áreas, pois necessita de pouca profundidade
para permitir a penetração da radiação solar ultravioleta. Entre os processos artificiais, a cloração é o de menor custo, mas pode gerar subprodutos tóxicos, como organoclorados. A ozonição é muito dispendiosa e a radiação ultravioleta não se aplica a qualquer situação. O desenvolvimento tecnológico no tratamento de esgotos está concentrado na etapa secundária e posteriores.
Uma das tendências verificada é o aumento na dependência de equipamentos em detrimento do uso de produtos químicos para o tratamento. Os fabricantes de equipamentos para saneamento, por sua vez, vêm desenvolvendo novas
tecnologias para o tratamento biológico.

(Fonte: ETE PARQUE NOVO MUNDO - SABESP)

Tratamento de Esgotos

Beatriz Marques Neves Nº:07/ Daiane Batista Ramides Nº:14 | 26-11-2011

Como é feito o tratamento de esgoto.

O princípio das estações de tratamento é dar uma turbinada no processo natural de limpeza que qualquer rio faz. Todo curso d’água possui bactérias que se alimentam da matéria orgânica do esgoto e ajudam a eliminar a sujeira. Mesmo o combalido Tietê, um dos rios mais poluídos do mundo, consegue eliminar boa parte das 400 toneladas de esgoto que recebe por dia. Cerca de 200 quilômetros depois de receber toda a sujeira da Grande São Paulo, ele volta a ter peixes e condições para a prática de esportes aquáticos. "A diferença é que uma estação de tratamento faz o serviço muito mais rápido. Como ela possui microrganismos em concentração milhares de vezes superior à de um rio, dá para reproduzir em algumas centenas de metros a mesma limpeza que um rio demora até 140 quilômetros para fazer", afirma o químico Moacir Francisco de Brito, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Respostas do questionário.

1 – Tratamento Preliminar
No primeiro conjunto de tratamentos, designado por tratamento preliminar, o esgoto é sujeito aos processos de separação dos sólidos mais grosseiros tais como a gradagem (no Brasil, chamado de gradeamento) que pode ser composto por grades grosseiras, grades finas e/ou peneiras rotativas, o desarenamento nas caixas de areia e o desengorduramento nas chamadas caixas de gordura ou em pré-decantadores. Nesta fase, o esgoto é desta forma, preparado para as fases de tratamento subsequentes, podendo ser sujeito a um pré-arejamento e a uma equalização tanto de caudais como de cargas poluentes ou resíduos.
2 - Tratamento primário
Apesar do esgoto apresentar um aspecto ligeiramente mais razoável após a fase de tratamento preliminar, possui ainda praticamente inalteradas as suas características poluidoras. Segue-se, pois, o tratamento propriamente dito. A primeira fase de tratamento é designada por tratamento primário, onde a matéria poluente é separada da água por sedimentação nos sedimentadores primários. Este processo exclusivamente de ação física pode, em alguns casos, ser ajudado pela adição de agentes químicos que através de uma coagulação/floculação possibilitam a obtenção de flocos de matéria poluente de maiores dimensões e assim mais facilmente decantáveis. Após o tratamento primário, a matéria poluente que permanece na água é de reduzidas dimensões, normalmente constituída por colóides, não sendo por isso passível de ser removida por processos exclusivamente físico-químicos. A eficiência de um tratamento primário pode chegar a 60% ou mais dependendo do tipo de tratamento e da operação da ETE.
3 - Tratamento secundário
Segue-se, pois, o chamado processo de tratamento secundário, geralmente consistindo num processo biológico, do tipo lodo ativado ou do tipo filtro biológico, onde a matéria orgânica (poluente) é consumida por micro-olrganismos nos chamados reatores biológicos. Estes reatores são normalmente constituídos por tanques com grande quantidade de micro-organismos aeróbios, havendo por isso a necessidade de promover o seu arejamento. O esgoto saído do reator biológico contem uma grande quantidade de micro-organismos, sendo muito reduzida a matéria orgânica remanescente. A eficiência de um tratamento secundário pode chegar a 95% ou mais dependendo da operação da ETE. Os micro-organismos sofrem posteriormente um processo de sedimentação nos designados sedimentadores (decantadores) secundários. Finalizado o tratamento secundário, as águas residuais tratadas apresentam um reduzido nível de poluição por matéria orgânica, podendo na maioria dos casos, serem despejadas no meio ambiente receptor.
4 - Tratamento terciário
Normalmente antes do lançamento final no corpo receptor, é necessário proceder à desinfecção das águas residuais tratadas para a remoção dos organismos patogênicos ou, em casos especiais, à remoção de determinados nutrientes, como o nitrogênio (azoto) e o fósforo, que podem potenciar, isoladamente e/ou em conjunto, a eutrofização das águas receptoras.


tratamento de esgoto

antonio N°5 | 26-11-2011

1- No primeiro processo o esgoto é bombeado até o gradeamento impedindo que o lixo mais sólido entre em contato com o restante do sistema , assim preparando o esgoto para os outros processos,pode se chamar este processo de pré-tratamento ou tratamento preliminar.



2- No tratamento primário,a matéria poluente é separada por sedimentação nos sedimentadores primários, após o tratamento primário podemos obter até 60 % de eficiência.


3- Nesse processo geralmente biológico a matéria orgânica ou poluente é consumida por micro-organismos chamados reactores biológicos.Os reactores são normalmente constituídos por tanques com grande quantidade de micro-organismos aeróbios.O esgoto de saída do reactor biológico contem uma grande quantidade de microorganismos, sendo muito reduzida a matéria orgânica que sobra, pode até se obter 95 % de eficiência,Os micro-organismos sofrem posteriormente um processo de sedimentação nos Decantadores,Finalizado o tratamento secundário, as águas residuais tratadas apresentam um reduzido nível de poluição podendo na maioria dos casos serem despejadas no meio ambiente receptor

Tratamento de esgoto

Guilherme Batista N° 22 - Rafael Teixeira N°34 | 26-11-2011

1 - Objetiva apenas a remoção dos sólidos grosseiros (materiais de maiores dimensões e areia) por meio de mecanismos físicos de sedimentação.
2 - No tratamento primário são sedimentados (decantação) os sólidos em suspensão que vão se acumulando no fundo do decantador formando o lodo primário que depois é retirado para dar continuidade ao processo.
3 - Em seguida, no tratamento secundário, os microorganismos irão se alimentar da matéria orgânica convertendo-a em gás carbônico e água.

Tratamento de Esgoto

Melissa dos Santos N°31 / Beatriz Cristina da Silva Mota Pires N°06 | 24-11-2011

1 - Consiste na primeira fase do tratamento de águas residuais, compreendendo a obra de entrada. A obra de entrada ou deverá ser, constituída por duas grades (gradagem), um desarenador (desaração) um desengordurador (desengorduramento ) .

2 - Suspensão que vão se acumulando no fundo do decantador formando o lodo primário que depois é retirado para dar continuidade ao processo exemplo : Consiste na remoção de poluentes inorgânicos, metais pesados e outros através de vários processos como sedimentação, floculação ou decantação.

3 - O tratamento de esgoto tem reflexo direto com a preservação do rio e com preservação com a população . Exemplo : Flotação para despoluir o rio , para a remoção de lodos , e alguns nutrientes .

Tratamento de esgoto

Amanda Lima n°03 / Gabriela de Souza n°19 3°A | 24-11-2011

Neste vídeo percebemos a função do tratamento de esgoto e suas finalidades.
1.A finalidade do tratamento preliminar é feita a separação do solido mais grosseiros por meio de mecanismos de sedimentação.
2.O tratamento primário é a onde a matéria poluente é separada da água por sedimentação , esse tratamento serve para limpar a água de matérias com poluentes maiores dimensões e assim mais facilmente decantáveis.
3. Também conhecido como tratamento aeróbico, serve principalmente para a remoção de lodos , e alguns nutrientes (Nitrogênio e fosforo)

Tratamento do esgoto

Fábio Alves Beserra Nº17 | 21-11-2011

- No video acima ele nos mostra todo o processo do tratamento do esgoto em diversas etapas ....

1 -
O tratamento preliminar objetiva apenas a remoção dos sólidos grosseiros (materiais de maiores dimensões e areia) por meio de mecanismos físicos de sedimentação.

2- O tratamento primário visa, por meio de mecanismos estritamente físicos, a remoção de sólidos sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria orgânica.
-A primeira fase de tratamento é designada por tratamento primário, onde a matéria poluente é separada da água por sedimentação nos sedimentadores primários. Este processo exclusivamente de ação física pode, em alguns casos, ser ajudado pela adição de agentes químicos que através de uma coagulação/floculação possibilitam a obtenção de flocos de matéria poluente de maiores dimensões e assim mais facilmente decantáveis.

3-No tratamento secundário, predominam os mecanismos biológicos, e o objetivo é principalmente a remoção de matéria orgânica e eventualmente nutrientes (nitrogênio e fósforo).

1 | 2 >>