O rio Tietê O rio Tietê nasce a 840 metros de altitude, na cidade de Salesópolis, localizada na região da Serra do Mar. Atravessa o estado de São Paulo na direção de leste a oeste. Ele deságua no rio Paraná, no município de Itapura (divisa entre São Paulo e Mato Grosso).
Ainda na década de 1960, o rio tinha até peixes no seu trecho da capital. Porém, a degradação ambiental do rio Tietê teve início de maneira sutil na década de 1920, com a construção da represa de Guarapiranga, pela empresa canadense Light, para posterior geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas Edgar de Souza e Rasgão, localizadas em Santana de Parnaíba,Foi a partir da década de 1950 que este quadro mudou. Com o crescimento populacional e industrial desordenado da cidade de São Paulo, o rio passou a receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da cidade, deixando suas águas poluídas e contaminadas.
Após setembro de 1990, a Rádio Eldorado fez um programa especial ao vivo, com dois repórteres: um, da própria Rádio Eldorado, estava em São Paulo, navegando pelo Rio Tietê e comentando sobre a poluição e deterioração das águas: o outro, do serviço brasileiro da emissora de rádio britânica British Broadcasting Corporation, navegava nas águas límpidas e despoluídas do Rio Tâmisa de Londres, na Inglaterra, comentando sobre a qualidade daquele rio, que passou por um processo de recuperação desde a década de 1950.Em 1992, foi criado o Projeto Tietê, administrado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Durante a primeira etapa do programa, que se estendeu até 2000, foram construídos três estações de tratamento de água (que se somaram às duas já existentes), além de tubulações para a coleta e o transporte de dejetos,
Entre 2002 e 2009, na segunda etapa do projeto, houve um aumento da rede de coletores (tubos que recolhem o esgoto) e interceptores (tubulações que ficam na margem dos rios e impedem que o lixo seja despejado nele). Hoje, a região metropolitana tem 84% do esgoto coletado e, desses, 70% é tratado. A partir do segundo semestre deste ano, começa a captação de recursos para a terceira fase do plano, prevista para terminar em 2015 e aumentar ainda mais o índice de água tratada em São Paulo.
A melhor forma da comunidade ajudar seria a concientização sobre tudo isso, e que as escolas tivessem projetos que explicassem mais sobre esse assunto, pois a maioria das pessoas só sabe desse tema por cima , o que ajudaria e muito tambem seria a fiscalização de 100 % do rio Tietê, principalmente em empresas.
ATIVIDADE 5 - RECUPERAÇÃO
PRAZO DE ENTREGA ATÉ 27/11/2011
POSTAR DIRETAMENTE NO FÓRUM. ( COLOCAR O NOME E O Nº)
ESCOLHA UM TEMA DA SUA PREFERÊNCIA
TEMA 1 -LIXO E POLUIÇÃO: O QUE SE PODE FAZER ?
1- Busque informações sobre a quantidade anual de lixo produzida no estado de São Paulo e sobre o local em que esse lixo é depositado ou incinerado. Procure conhecer a diferença entre aterro sanitário e lixão. Faça uma estimativa da porcentagem de materiais plásticos nesse lixo. Faça proposta concretas para diminuir o volume de lixo.
2- Procure informações sobre os custos e benefícios da incineração e da deposição do lixo em aterros sanitários. Procure saber também quais problemas causados por lixões. (assista o vídeo Ilha das Flores -na página inicial ).
3- Discuta as vantagens da instalação de biodigestores em aterros sanitários.
TEMA 2- POLUIÇÃO DO RIO TIÊTE : ANALISANDO A SITUAÇÃO ATUAL E PROPONDO SOLUÇÕES
1- Pesquise sobre as fontes de poluição do Rio Tietê, em vários municípios por onde passa, e discuta propostas de melhoria da qualidade da água, como o aumento da calha, a floculação, a fiscalização de despejo de esgotos clandestinos e de estações de tratamento de esgoto etc.
2- Discuta a viabilidade da implantação das propostas citadas em seu município. Como a comunidade poderia participar ?
Tópico: ATIVIDADE 5
TEMA 2 RIO TIETÊ
ANTONIO N°5 | 28-11-2011
TEMA 2- POLUIÇÃO DO RIO TIÊTE :
Gabriele Rocha Benevides n20 | 27-11-2011
Os principais rios que servem às maiores cidades do mundo não passam, hoje, de meros esgotos naturais, sem vida, vitimados pela poluição a que foram submetidos pelo homem, como o Tietê (em São Paulo), o Sena (em Paris), o Reno (na Alemanha), o Ródano (na Suíça), etc.
Duas são as causas básicas do aumento da poluição das águas: o aumento incontido da população, que usa e polui a cada dia um volume maior das águas, que volta para os esgotos e rios; e, em segundo lugar, o desenvolvimento industrial, que exige mais água a cada dia e despeja nos rios os produtos químicos que formam os resíduos de suas atividades. A água doce constitui somente 3% da reserva mundial de água; desse total, ¾ estão sob a forma de gelo (pólos e geleiras) sendo que, do restante, a maior parte está nos rios e lagos.
As necessidades de água da humanidade crescem com o explosivo aumento da população, enquanto a poluição em reduzindo a disponibilidade de água potável. A preservação das nascentes dos rios e córregos é vital para a garantia da qualidade da água da população. A poluição dos cursos d’água, pelo lançamento indiscriminado de dejetos de origem fecal e de origem química (agrotóxicos, resíduos industriais, detergentes etc.), está matando nossos rios e mares. O homem está transformando os rios e oceanos na “lata de lixo da humanidade.
Reconhecer que a ação humana pode desequilibrar o ritmo de trocas de materiais com o ambiente, gerando alterações (efeito estufa, destruição da camada de ozônio, diminuição da taxa de O2, eutroficação) que ameaçam a integridade dos ecossistemas.
Tratamento do rio Tiete
Gabriela de Souza n°19 | 26-11-2011
O estrago no rio mais importante do estado de São Paulo, com 1 150 quilômetros de extensão, começou na década de 1920. "Com as obras para tornar as margens retas na capital para construir pistas, as pessoas pararam de frequentar o rio e ele foi virando um depósito de lixo", diz Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica. Desde então, esgoto, resíduos industriais e todo tipo de porcaria contribuíram para tornar o Tietê um dos mais nojentos do mundo. Hoje, o maior vilão é o esgoto doméstico: só 44% dos moradores da bacia do Alto Tietê têm esgoto tratado. Ainda bem que o rio é um morto vivo: depois de apodrecer, renasce à medida que se afasta da capital. :-F
OPERAÇÃO LIMPEZA
Esgoto tratado pode ajudar a despoluir o rio
Todo o esgoto doméstico, tratado ou não, em algum momento vai parar nos rios. Já que isso não dá para mudar, o projeto de despoluição do Tietê comandado pela Sabesp (empresa de saneamento do estado de São Paulo) quer ampliar a rede de tratamento de esgotos para a população que vive em torno do rio. Em 1990, apenas 24% do esgoto em São Paulo era tratado. Hoje, já são 68%. Nesse período, a extensão da faixa de rio completamente poluído diminuiu mais de 200 quilômetros
Poluição do rio Tiête
Amanda Lima n°03 | 26-11-2011
Nasce riacho, vira rio, conhece os males do mundo e chega a Pirapora exausto, ensaboado. Como se alguém tivesse esquecido uma gigantesca máquina de lavar aberta, o rio Tietê ali espuma e cheira mau.
O dia do rio Tietê, 22 de setembro, foi lembrado em Pirapora do Bom Jesus com um ato especial, organizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Educação do município. Cerca de 250 alunos tomaram as ruas do Centro, com cartazes, faixas, materiais artísticos e muito barulho. Ao som da música “Planeta Água” e de apitaço a cidade foi despertada para uma questão sensível à história da cidade, que cresceu às margens do rio Tietê.
A garotada e os educadores desafiaram o mau tempo que se formava e se lançaram à passeata, fazendo uma parada estratégica sobre o rio. A ponte foi palco de uma sensível demonstração de afeto e luto ao rio: um manto azul coberto de peixes foi desenrolado e exibido ao público, fazendo menção à vida no afluente; na seqüência, um outro manto, negro e coberto de lixo e espumas exibiu a demonstração mais sincera e atual das situação do Tietê em Pirapora. Seguindo pela Avenida Jundiaí até o Portal dos Romeiros (à margem direita do rio), a marcha foi encerrada com uma solenidade que contou com a presença do prefeito José Carlos Alves (Bananinha), do vice-prefeito, Dr. Marco Evangelista, de secretários, de vereadores e de representantes da ONGs e Empresas da região.
Aqui a gente mostra o trabalho conjunto em Pirapora porque todos sofremos com a poluição do Rio Tiete”, afirmou o prefeito José Carlos Alves (Bananinha), após um minuto de silêncio em reverência ao Rio. “Devemos manter a consciência viva nas crianças que amanhã serão as nossas vozes para defender o Tietê e exigir que todos respeitem o rio que é tão importante para o Estado de São Paulo”, disse o vice-prefeito, Dr. Marco Evangelista.
“Eu pesquei e aprendi a nadar nesse rio. Espero que num futuro próximo vocês também vejam o rio limpo e com peixe...
A Prefeitura tem um acordo com a Sabesp para coletar e tratar todo o esgoto de Pirapora até 2012. Espero que todos os municípios façam sua parte”, comentou o prefeito. O prefeito lembrou que há uma ação da Promotoria Pública em Barueri em favor de ações de saúde nos municípios prejudicados pela poluição do rio. “O Tietê há pouco tempo era um meio de vida do povo de Pirapora”, o prefeito citou a pesca e os passeios de barco que movimentavam o turismo. “Crianças passem essa mensagem adiante”, concluiu Bananinha.
Em Pirapora do Bom Jesus a vida no Rio Tietê adquire um significado extraordinário, uma vez que suas águas representam fonte de lazer e renda, oriundos do turismo aquático (os passeios de barco); alimento (a pesca), e devoção religiosa, haja vista o milagroso encontro da imagem do Bom Jesus às margens do Rio em 1725, quando a cidade passou a ser conhecida como o 1º Santuário Cristocêntrico do Brasil.
POLUIÇÃO DO RIO TIÊTE
Daiane Batista Ramides Nº14 | 24-11-2011
O Tietê é o maior rio do estado de São Paulo. Mas, na região metropolitana, é um dos mais poluídos e está completamente morto. O que causou tanto estrago foi a expansão desordenada da cidade e o consequente despejo de esgotos residenciais e industriais diretamente no rio.
O rio Tietê nasce na cidade de Salesópolis (estado de São Paulo), situada na região da Serra do Mar. Atravessa o estado de São Paulo, na direção de leste a oeste. Ele deságua no rio Paraná, no município de Itapura (divisa entre São Paulo e Mato Grosso).O rio Tietê possui 1.100 quilômetros de extensão e, em seu trajeto, banha 62 municípios paulistas. Faz parte de 6 sub-bacias hidrográficas .
Para limpar a bacia hidrográfica que corta a cidade paulistana, seria necessário melhorar o sistema decanalização da região,Em 1991, o Governo do Estado de São Paulo, ordenou à Sabesp empresa de saneamento básico do estado, que se comprometesse a estabelecer um programa de despoluição do rio.O rio Tietê está em pleno processo de despoluição, mas ainda está longe de ser completamente higienizado. Os motivos são inúmeros, tais como, o descarte de lixo nas ruas, o esgoto clandestino e o esgoto coletado por tubulações e via empresas desentupidoras, mas não tratado por falta de capacidade das estações de tratamento.
A navegação do rio tiête na região metropoltana só é possivel hoje devido a ampliação da calha do rio tiete iniciativa do governo de são paulo em parceria com o japan bank.
A comunidade poderia participar da seguinte maneira,não jogando lixo nas ruas , coletando o óleo de Fritura e descartando corretamente,entre outras maneiras,se todos tomar consciência disso irá ajudar bastante a despoluir o rio tiête .
Rio tiete
Fábio Alves Beserra Nº17 | 24-11-2011
Há mais de 15 anos, procura-se pela recuperação da saúde do Rio Tietê. O tratamento é caro e já foram gastos mais de R$ 3 bilhões. As ligações clandestinas de esgoto são um dos grandes problemas.
Mesmo havendo leis que proíbam, muitas indústrias, continuam a lançar resíduos tóxicos em grande quantidade nos rios.
Na superfície da água, é comum formar-se uma pequena espuma ácida, que, dependendo da fonte de poluição, pode ser composta principalmente de chumbo e mercúrio. Essa espuma pode causar a mortandade da flora e da fauna desses rios. E esses agentes poluidores contaminam também o organismo de quem consome peixes ou quaisquer outros produtos dessas águas.
As estações de tratamento da água
Muitas casas das grandes cidades recebem água encanada, vinda de rios ou represas. Essa água é submetida a tratamentos especiais para eliminar as impurezas e os micróbios que prejudicam a saúde.
Primeiramente, a água do rio ou da represa é levada através de canos grossos, chamados adutoras, para estações de tratamento de água. Depois de purificada, a água é levada para grandes reservatórios e daí é distribuída para as casas.Após algumas horas no tanque de decantação, a água que fica por cima das impurezas, e que está mais limpa, passa por um filtro formado por várias camadas de pequenas pedras (cascalho) e areias. À medida que a água vai passando pelo filtro, as partículas de areia ou de argila que não se depositaram vão ficando presas nos espaços entre os grãos de areia. Parte dos micróbios também fica presa nos filtros. É a etapa conhecida como filtração.
Mas nem todos os micróbios que podem causar doenças se depositam no fundo do tanque ou são retidos pelo filtro. Por isso, a água recebe produtos contendo o elemento cloro, que mata os micróbios (cloração), e o flúor, um mineral importante para a formação dos dentes.
A água é então levada através de encanamentos subterrâneos para as casas ou os edifícios.
Mesmo quem recebe água da estação de tratamento deve filtrá-la para o consumo. Isso porque pode haver contaminação nas caixas d'água dos edifícios ou das casas ou infiltrações nos canos. As caixas-d'água devem ficar sempre bem tampadas e ser limpas pelo menos a cada seis meses. Além disso, em certas épocas, quando o risco de doenças transmitidas pela água aumenta, é necessário tomar cuidados adicionais.
o que a População pode fazer e se conscientizar para acabar com a poluição do rio tiete porque e um descaso muito grande com ele, e que ele volte a ser o rio que erra em 1920 e 1930
Guilherme Lopes dos Santos Nº23
Poluição no Rio Tiete | 20-11-2011
O esgoto doméstico é obviamente a maior fonte de poluentes ao rio tiete, pois tudo q produzimos é voltado como finalidade para esse rio, ele Nasce em Salesopolis, perto da Serra do Mar, atravessa o estado de Sao Paulo e deságua no rio Parana, na cidade de 3 Lagoas, mas em São paulo é aonde ele encontra mais o auge da poluição, O que causou tanto estrago foi a expansão desordenada da cidade e o consequente despejo de esgotos residenciais e industriais diretamente no rio. Para limpar a bacia hidrográfica que corta a cidade paulistana, seria necessário melhorar o sistema de canalização da região. Com esse objetivo, em 1992, foi criado o Projeto Tietê, administrado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Durante a primeira etapa do programa, que se estendeu até 2000, foram construídos três estações de tratamento de água (que se somaram às duas já existentes), além de tubulações para a coleta e o transporte de dejetos. Segundo a Sabesp, com o fim dessa primeira fase de despoluição, o índice de coleta de esgotos na região metropolitana de São Paulo passou de 63% para 80% e o índice de tratamento aumentou de 20% para 62%.
Bom mesmo com tantas tentativas de sua melhoria podemos ver como ele ainda se encontra, totalmente morto, o que nós podemos fazer é a conscientização de todos, para que um dia ele possa voltar a ser aquele rio de 1920 pra mais, quando ele era usado com rio de esporte,pessoas nadavam e etc, e nao continue horrivel como esta agora.
nº16
Everaldo | 19-11-2011
Embora seja um dos rios mais importantes economicamente para o estado de São Paulo e para o país, o rio Tietê ficou mais conhecido pelos seus problemas ambientais, especialmente no trecho em que banha a cidade de São Paulo.
Não faz muito tempo que o rio Tietê se tornou poluído. Ainda na década de 1960, o rio tinha até peixes no seu trecho da capital. Porém, a degradação ambiental do rio Tietê teve início de maneira sutil na década de 1920, com a construção da represa de Guarapiranga, pela empresa canadense Light, para posterior geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas Edgar de Souza e Rasgão, localizadas em Santana de Parnaíba. Esta intervenção alterou o regime de águas do rio na capital e foi acompanhada de alguns trabalhos de retificação também pela Light, que deixaram o leito do rio na área da capital menos sinuoso, nas regiões entre Vila Maria e Freguesia do Ó.
Porém, ainda nas décadas de 1920 e 1930, o rio era utilizado para pesca e atividades desportivas: eram famosas as disputas de esportes náuticos no rio. Nesta época, clubes de regatas e natação foram criados ao longo do rio, como o Clube de Regatas Tietê e Espéria, clubes que existem até hoje.